Você pode perder a esperança. Só não perca a FÉ!
Antes de mais nada ( Tava com saudade dessa frase né?) - Não escrevi sábado por um único motivo: Fatos novos me motivam e convenhamos não tem nada de novo acontecendo. ta tudo a mesma me#@!.
Mas vocês kbçudos e kbçudos merecem uma visão mais ampla da qual eu talvez possa ajudar. Sobre o que querido JAL? Greves e paralisações!
Primeiro:
"O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender." (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7783.htm)
Na boa.. sei que é direito e blá, blá, bla mas, não cabe mais nos dias de hoje, sério!
Tenho a impressão que as paralisações atuais - falo de greve propriamente dita depois - viraram uma especie de compromisso informal. Domingo sim , domingo não, tem alguma em algum lugar e até parece que já tem quadro nas mídias convencionais somente para isso. Já deu, cansa e não leva a nada.
Quem deveria ser impactado por essas paralisações nem sequer deve saber quando e porque isso existe.
As mobilizações do passe livre em março/2013 foram impactantes e tal mas, de verdade, não mudaram muita coisa.
E quando eu começo meu texto com "Você pode perder a esperança. Só não perca a FÉ!" quero dizer justamente o sentimento dessas paralisações. Quando digo no post São Paulo e a Crise que estamos fabricando zumbis e traçamos o paralelo com essas mobilizações chego a conclusão que estamos PARALISADOS CONSCIENTEMENTE. De ideias, atitudes e principalmente ESPERANÇA.
Agora sobre GREVE mesmo, hoje, para mim, é INCABÍVEL!
Faz todo o sentido lutar pelos seus direitos? SIM!
Não receber salario é correto? NÃO!
Agora você cidadão comum como eu, que trabalha (ainda!) normalmente e que se faltar 1 dia tem 2 de desconto no pagamento, concorda com greve porque:
Quer 40% de aumento;
Pararam de pagar seu bônus de assiduidade (ISSO EXISTE SIM);
Não tem mais 14% salario;
Não quer mais fazer plantão;
Sua gratificação A, B C ou Z não foi paga ou;
Cancelaram seus dias de TRE ( Para quem não sabe, funcionário público (não sei se todos e todas as áreas ) que trabalha no dia da eleição (e envolvido com ela) tem direito a outros dois dias de folga).
Sejamos francos, no Brasil real, sorte é estar trabalhando e aqueles que apoiam/fazem greves pelos motivos acima - e outros tantos tão esdrúxulos quanto - deveriam estar se preocupando em nos ajudar a pensar e fazer um Brasil melhor.
Greve é movimento ultrapassado, de um sistema publico ultrapassado e que perdeu quase que totalmente seu sentido moral.
PS.: E se você acha que não tenho ideias - ou até mesmo compactuo com algumas interessantes - sobre quais reais atitudes poderiam impactar o sistema publico e politico deste pais, me acompanhe nos próximos post OK!?
Até mais,
Ass.: JAL